sexta-feira, 28 de março de 2014

David Ausubel e a aprendizagem significativa

Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa.


O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos. Famoso por ter proposto o conceito de aprendizagem significativa - que encerra a série Teoria Passada a Limpo -, ele é contundente na abertura do livro Psicologia Educacional: "O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece".
Quando sua teoria foi apresentada, em 1963, as ideias behavioristas predominavam. Acreditava-se na influência do meio sobre o sujeito. O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.
A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. "Quanto maior o número de links feitos, mais consolidado estará o conhecimento", diz Evelyse dos Santos Lemos, pesquisadora do ensino de Ciências e Biologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, Ausubel era filho de imigrantes judeus. "Seu interesse pela forma como ocorre a aprendizagem é resultado do sofrimento que ele passou nas escolas norte-americanas", comenta Rosália Maria Ribeiro de Aragão, professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Por isso, apesar de sua formação em Medicina Psiquiátrica, ele dedicou parte de sua vida acadêmica à Psicologia Educacional.
Na avaliação de Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), os conceitos do norte-americano são compatíveis com outras teorias do século 20, como a do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget (1896-1980), e a sociointeracionista, de Lev Vygotsky(1896-1934).
Ensino que faz sentido Pensada para o contexto escolar, a teoria de Ausubel leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária (leia o trecho de livro no quadro à direita). "Essas condições são ignoradas na escola", lamenta Moreira, que, assim como Rosália, conheceu Ausubel durante sua passagem pelo Brasil em 1975, em eventos promovidos pelo professor Joel Martins (1920-1993), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
"Ensinar sem levar em conta o que a criança já sabe, segundo Ausubel, é um esforço vão, pois o novo conhecimento não tem onde se ancorar", afirma Rosália. Mas há outro requisito, que se refere ao desafio diário de tornar a escola um ambiente motivador. Pode-se preparar a melhor atividade, mas é o aluno que determina se houve ou não a compreensão do tema. "De nada adianta desenvolver uma aula divertida se ela for encaminhada de forma automática, sem possibilitar a reflexão e a negociação de significados", comenta a pesquisadora Evelyse.
Há quem credite o fracasso escolar apenas à falta de disposição do aluno em aprender, esquecendo que o professor é o profissional qualificado para criar os momentos com potencial de possibilitar a construção do conhecimento. O fracasso escolar tem causas variadas, por essa razão o contexto deve também ser considerado. No livro O Diálogo Entre o Ensino e a Aprendizagem, Telma Weisz explica que uma boa situação de aprendizagem é aquela em que as crianças pensam sobre o conteúdo estudado. Elas têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõe. Segundo Telma, o docente precisa garantir a máxima circulação de informação possível. Além disso, o assunto trabalhado deve manter suas características socioculturais reais, sem se transformar em um objeto escolar vazio de significado social.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Projeto Literatura no uso das tecnologias.

Responsável: Prof.ª Ana Paula Santos e Mª da Penha Uchoa.
Justificativa                              
O projeto de aperfeiçoar os trabalhos da sala de leitura da Escola Carlos Drummond Andrade, tem como objetivo tornar efetivo as atividades de leitura, cativando e incentivando o corpo discente de forma natural através da dinamização do ambiente, com intuito pedagógico de desenvolver atividades especificam direcionadas a um público alvo que cativado e atraído para este ambiente dinâmico, passa a ver e interagir com o mundo de formação de forma critica e ativa. A biblioteca escolar é espaço que promove serviço de apoio e aprendizagem aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores, críticos e efetivos usuários da informação pesquisadores em todos os formatos. Por esta razão consideramos primordial a organização desse espaço como apoio educativo.
Objetivo Geral
Apoiar o processo de leitura e escrita e pesquisa fomentando no aluno o hábito de ler possibilitando a transformação da realidade sócio-cultural de seus usuários.
Objetivo específico
*Oferecer ao usuário de ensino fundamental I e Infantil específico ao seu conhecimento;
*Orientar o usuário para a importância da manutenção e conservação do material bibliográfico;
*Ser apoio para função educativa;
*Fomentar e inculcar nos alunos o hábito e o prazer da leitura;
*Possibilitar a ação transformadora da realidade sócio-cultural de seus usuários;
*Organizar atividades que estimulem o senso critico e criativo dos alunos.
  • Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, valorizando o acervo que se tem da Literatura Infantil.
  • Valorizar a riqueza cultural que existe e que é de grande valor no cenário nacional e internacional e internacional.
  • Explorar o lado criativo dos alunos, onde os mesmos possam mostrar através de recitações de poesias, leitura de biografias.
Explorar o lado criativo dos alunos onde os mesmos possam mostrar através de recitações de poesias, literaturas de biografias
Metas
O presente trabalho tem como meta primordial desenvolver junto aos professores um resultado satisfatório quanto a execução do mesmo, com o intuito de se alcançar objetivos propostos a fim de se ter um nível de excelência tanto de conteúdo exposto como de aprendizagem.Um ponto que se deseja alcançar é a interação entre os professores alunos e funcionários, onde se possa dar a cada seguimento atenção especial a cada seguimento, atenção especial quanto a ajuda nas tarefas a serem desenvolvidas.
Metodologias
Você já leu?
*Objetivo será divulgar as diversas obras literárias e técnica cientifica;
*Proporcionar melhor acessória e incentivar o habito de leitura;
*Disseminar informação sobre obras existentes na biblioteca. Dividi-se em dois estilos básicos: Leitura de Artigo cientifico; Obras literárias;
*Construir uma sinopse do livro que leu através de desenhos e escrita.
Seu talento é D+
Este projeto tem como principal objetivo incentivar o talento dos alunos no âmbito teatral, através de: saraus, trabalhos acadêmicos.
Fazer do espaço da biblioteca um lugar onde se produzem atividades culturais e informações Científicas, culturais e artísticas.
Biblioteca viva
Tem como objetivo basicamente leitura, ocupar e divulgar espaços culturais na biblioteca e ainda contextualizar obras regionais e grandes clássicos literários infanto-juvenil e infantil.
Quem ama cuida
Com objetivo de conservar o acervo literário da biblioteca. Os alunos são convidados a fazer restauração dos livros. Proporcionando diálogos de conscientização entre professores, alunos e direção buscando o bom manuseio do acervo bibliográfico.
Ciranda do livro
Com objetivo da leitura em sala de aula, havendo comentários das historias lidas, realizando seminários literários, utilizando as tecnologias.
*Construção de resenha literária;
*Fichamento; *Construção blogs literário;
*Porte-fólio literário. *Leitor nota DEZ;
*Leitor do mês. *Poesia
*Hora do Cineminha *Teatro
*Contação de história
  • Escolha de autores por turmas a serem trabalhados com os alunos. Ficarão livres as modalidades das apresentações.
  • A apresentação será durante uma semana, onde cada dia será uma série podendo dividir por turma.
  • As turmas produzirão cartazes com dizeres e desenhos enfocando, enfocando a temática, ficando exposto nas galerias ao longo do projeto.
  • Trabalho com Parlendas, poesias, teatro de sombra.
LIVRO COLETIVO: DURANTE O MÊS AS CRIANÇAS DE CADA TURMA IRÁ CONFECCIONAR A PÁGINA DO LIVRO. AS TURMAS DEVERÃO DAR CONTINUIDADE A HISTÓRIA , CRIANDO PERSONAGENS E SITUAÇÕES. AO FINAL DO MÊS IREMOS LÊR O LIVRO PARA TODOS.
Construção de poesias: O poeta é você!
  • Paródia;
  • Confecção de mural biográfico;
  • Reconto da história com outro final.
  • Apresentação de musicais;
Hora do recreio literário
Alunos direcionados por professores e monitores, farão do recreio um momento de leitura onde cada dia será reservado neste horário um momento em que poderão ler e conversar acerca do livro que estão lendo. Tornando o recreio mais direcionado com múltiplas atividades, podendo o aluno escolher o ambiente que gostaria de está .
Período: ano letivo.
Publico alvo: Alunos do Infantil ,1º ano ao 5º ano do ensino fundamental, professores, direção, sala de leitura da Escola Carlos Drummond Andrade.