Projeto Literatura no uso das Tecnologias da Escola Carlos Drummond Andrade
segunda-feira, 30 de março de 2015
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Projeto um por todos e todos por um” Praticando a Cidadania,resgatando valores numa cultura de paz.
“Projeto um por todos e todos por um” Praticando a
Cidadania,resgatando valores numa cultura de paz.
Eixo temático: Aprender a cuidar e ser cuidado.
Equipe Pedagógica: Ana Paula Maria da Penha
Justificativa
JUSTIFICATIVA
Este projeto busca
tornar-se instrumento útil à reflexão necessária sobre situações -problema que identificamos como emergenciais e
subsidio para a análise que consideramos de fundamental
relevância no contexto escolar. Busca -se trabalhar valores que norteiam princípios e fundamentam atitudes que
queremos cultivar e que se contrapõem muitas vezes com a realidade
social e cultural em que na maioria dos casos
estão inserido os nossos alunos. Buscamos promover ambiente cooperativo de
amor,
solidariedade voltado para formação humana e crítica do educando. A
presença do atual projeto justifica-se
assim, por sua relevância quanto à necessidade de promover intervenções
pedagógicas que priorizem os valores descritos. Trabalhar tais valores, bem
como sua reflexão, buscam promover um indivíduo e uma sociedade em consonância
com os ideais possíveis de ser conquistados dentro da escola. Cremos que isso seja possível,
através da construção no dia-a-dia da sala de aula, no amadurecimento ainda que sôfrego, da atual sociedade que se
manifesta no espaço diminuto e imenso
do ambiente escolar, na relação professor-aluno e comunidade
escolar. Daí a existência desse projeto: a urgência da adoção de valores que
norteiam atitudes individuais e coletivas que implicam no aprimoramento das
instituições e grupos sociais em termos de justiça, equidade de direitos
e condições de acesso aos bens materiais
e imateriais produzidos. Desses bens imateriais destacamos:“Construir
um ambiente de paz dentro das escolas, originando atitudes de respeito,
colaboração e compreensão, entre alunos, professores e comunidade escolar;
focando as diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço múltiplo da formação
de caráter e da personalidade do educando, que permitem desenvolver uma cultura humanizada, com ações pautadas nos temas
geradores do bimestre. Temas estes que identificamos
como os elevados alores éticos, que se
tornaram o norte de nossa civilização e que se encontram ameaçados em tempos
atuais.
Temas Geradores
As dificuldades enfrentadas
contemporaneamente são notórias: violência,miséria,
intolerância, xenofobia, desrespeito, corrupção, individualismo.
“É cada vez maior o número de situações escolares que envolvem a violência em suas formas variadas. Exemplos desta realidade encontram-se
presentes, no desrespeito à figura do professor como autoridade na sala de aula; na violência psicológica de
gestores e professores que ameaçam os
alunos com punições; na
desvalorização da hierarquia em todos os ambientes sociais; na
ausência de gestos simples de gentileza para com o próximo”
Texto de
referência fornecido pela SMECCG; 2012
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar aos professores e aos alunos oportunidades de reflexão acerca de valores, conceitos,
comportamentos e atitudes que concorram para
o aprimoramento ético dos indivíduos, representados por valores pertinentes aos
eixos temáticos do presente projeto, a saber: “Aprender a Cuidar e ser
cuidado”,Despertar no público
alvo, o espírito de colaboração e cidadania bem como um ambiente cooperativo de
amor, solidariedade tolerância e paz como culturas
sociais e escolares e
formação humana do educando.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Trabalhar
conscientização do papel da cidadania;
- Desenvolver pelo
menos dois princípios da democracia, que são participação e
solidariedade;
- Envolver
todos na busca pelo bem comum.
- “Construir um ambiente de paz
dentro das escolas, originando atitudesdes peito, colaboração e
compreensão, entre alunos, professores e comunidade escolar:focando as
diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço múltiplo da formação de caráter e da personalidade do educando.
- Desenvolver
atividades diversificadas, contribuindo, dessa maneira, para
melhorar
a convivência e a valorização dos direitos
humanos dentro e fora da escola,
tendo
como instrumento a Educação para o Trânsito.
- Contribuir com o
processo ensino-aprendizagem através de ações que
estimulem
a leitura, a expressão oral e a escrita em consonância com a realidade social,
resgatando,
dessa maneira, a auto-estima dos alunos e a socialização em sala da aula.
- Sensibilizar os educandos quanto à importância de
agir com consciência e
responsabilidade
acerca do meio ambiente, tendo como
respaldo a aquisição de valores, posturas éticas, contribuindo assim com
ambiente saudável para todos.
- Valorizar
e reconhecer atitudes na conquista
de um ambiente solidário e pacífico entre os indivíduos, uma vez que o
trânsito não necessita somente de
leis e normas, mas também de amor à vida, solidariedade, respeito e amor
ao próximo e responsabilidade no ato de transitar tendo como respaldo a
aquisição de valores, posturas.
- Entender que somos co-responsáveis pela
efetivação dos valores éticos que orientam atitudes promotoras de um mundo
de significativa qualidade (cidadã, pacífica, de tolerância);
- Compreender que a
escola possui papel preponderante na reflexão e geração dos valores e que esses podem e
devem ser ‘cultivados’ desde as primeiras séries;
- Identificar e fomentar a prática de atitudes orientadas pelos
valores mencionados.
METODOLOGIA:
Apresentação
e discussão do projeto (leitura e roda de conversa)
- Problematização
(leitura diversificada, e discussão acerca dos temas geradores.
- Contextualização
(danças, brincadeiras e jogos de interação, filmes, leituras para
solidificar a produção do conhecimento, realizar atividades
diversificadas,
tais
como: Estudo do Meio; Exposição de Maquetes; Dança; Teatro; Coral; Concursos de
Desenho, Frases e Textos; HQ ; Exposição de Painéis, Cordel,além de outras
ações que tiveram como base o desenvolvimento da leitura, expressão oral e
escrita
diversificado,
roda de conversa, palestra, excursão , montagem de maquetes e gráficos
,
plantio da horta, realização de mutirão e outros).
- Pesquisa individual
(pesquisa literária e de campo, roda de conversa);
- Produção individual
(produção escrita e desenhos, HQ); Discussão crítica (roda de conversa);
Produção coletiva; Produção final (produção individual de texto ou
desenho);
- Exposição do
resultado (montagem de painéis, de jornal e de maquetes, encenação,
apresentação
de vídeos); Exposição dos trabalhos no blog da escola.
Avaliação:
Observação da aprendizagem feita pelo corpo
docente; Avaliação coletiva (reflexão sobre o resultado e a participação de
cada elemento do grupo, culminância do projeto no pátio da escola.
CRONOGRAMA: FASES DO
PROJETO
Agosto à Outubro
AÇÕES
Leitura de diferentes gêneros textuais: informativos, literários,re creativos, imagetcos;
• Utilização de filmes e outros recursos imagéticos, midiáticos, que
enfoquem o tema (a serem sugeridos por ano de escolaridade);
Através
do trabalho textual serão analisados os conceitos relativos aos
valores cidadania, tolerância e paz ;
- Produção textual de variados gêneros tendo como foco os temas
selecionados (dentro
do tema trabalhando os descritores da Língua Portuguesa da Matriz de Referência da
Provinha
Brasil.
- Oficina de contação
de história refletindo acerca da colaboração companherismo e
generosidade.
- Oficina leitura e
produção textual:
- Mostra de trabalhos
pictóricos:( desenhos,ilustração,Quadrinhos,tirinhas,) acerca dos direitos
humanos, Eca, cidadania
- Teatro
- Festival de poesia e
Quadrinhos, bem como outros gêneros textuais.( Apresentação e construção
de um grande Mural para expor os trabalhos.)
- Recorte e colagem
acerca dos temas trabalhados.
- Uso de Bibliografia
sobre o tema e textos informativos.
25 à 29 de Agosto.
|
Cidadania
|
Subtema:Somos diferentes na
individualidade, mas iguais em humanidade.
|
01 à 5 de Setembro
|
Ser cidadão um ato político e patrióta
|
|
08à 12 de Setembro
|
Paz
|
Viver em paz: ver o outro como parceiro, jamais como
inimigo.Família, cidade e mundo
melhor.
|
15 à 19 de Setembro
|
Saúde do Coprpo,mente.
|
A prevenção como caminho para a saúde e o
bem-estar pessoal e social.
|
22 à 26 de Setembro
|
Cidadania no Trânsito
|
os valores essenciais á vida plena e à convivência
socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito.
|
29 à 03 de Outubro
|
Respeito
|
Direitos humanos,Combate ao preconceito e as diferenças.
|
06 à 10 de Outubro
|
Eca
|
Direitos e deveres da infância como futuro cidadão
|
13 à 17 de Outubro
|
Meio Ambiente
|
Meio ambiente e sustentabilidade
As questões ambientais
responsabilidade de todos
|
20 à 24 de Outubro
|
Tolerância
|
Subtema:“Todo mundo misturado”: a pluralidade como marca da
vida em comunidade,resgate de valores essenciais
como:Colaboração,amizade,sensibilidade,respeito co a tolerância a
diferença,auto estima e peculiaridade individual.Respeito a si própio.
|
22 à 26 de Outubro
|
Prática dos 5S
|
Senso de Utilização;Senso de
Ordenação;Senso de Limpeza;Senso de Saúde;Senso de Autodisciplina.
|
27 à 30 de Outubro
|
Semana do Livro
|
Sou cidadão
letrado e escritor.
produzir uma
história em quadrinhos que permita que
aos alunos criarem e vivenciarem,
com textos e desenhos acerca dos temas
trabalhados.
|
Anexo
O que é 5S
Origem
O 5S surgiu
nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra
mundial.
Depois
da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o
controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no
Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês,
ou Total Quality
Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos
processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme
expectativa do cliente.
O papel do 5S é cuidar
da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a
qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas,
e, especialmente, pessoas.
No princípio, o 5S era
mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra
e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da
tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.
Significado
5S representa cinco palavras
japonesas que começam com a letra S. Não é fácil encontrar em outro idioma
palavras que têm o mesmo significado de cada termo na cultura nipônica. Por
exemplo: Seiri já
foi traduzido como seleção, descarte, senso de utilização.Seiketsu aparece
como higiene, padronização, senso de saúde.
E
há certo sentido: com o Seiri,
fazemos seleção, ou seja, separamos o que é útil de o que não é útil, que será
descartado. Assim, é facilitado o uso. Com senso de utilidade/utilização dos recursos,
isto é, senso de utilização, a seleção e o descarte e o uso serão
mais adequados. No entanto, a palavra descarte, por exemplo, fortalece o
sentido de jogar fora, dando pouco valor ao sentido de uso.
Quanto
ao Seiketsu,
a higiene depende de seguirmos padrões saudáveis de uso, ordem e limpeza. A
expressão senso de saúderepresenta nossa sensibilidade para avaliar
as boas práticas (as práticas saudáveis), capacidade de padronizá-las,
assegurando a saúde. Considere saúde para tudo: física, mental, social,
financeira, ambiental etc.
A
tradução utilizando a palavra senso se tornou uma das mais divulgadas no Brasil a
partir de meados da década de 1990. Além de iniciar com S, facilitando a
didática do 5S, este termo remete ao bom senso, característica de pessoa
sensata. A prática do 5S é um bom meio de apurar a sensatez. Com isso, o 5S
deixa de ser uma coisa de fábricas, máquinas, ferramentas. Entendido assim, o
5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, para facilitar a
solução de qualquer desafio.
Finalmente, essa
tradução aproxima o 5S de o que é natural no organismo vivo. Praticar 5S é
semelhante ao que qualquer ser vivo faz para viver.
Como a vida
Aprender 5S é como
"reaprender" o que é natural. Podemos nos inspirar no nosso corpo
para cuidar do mundo em que atuamos.
A
natureza do 5S é semelhante à natureza dos seres vivos. Está dentro de nós
|
||
5S
|
Comando
|
No
corpo humano
|
Senso
de Utilização
|
Separar
o que é útil do que não é. Melhorar o uso do que é útil.
|
Nosso
corpo descarta o que não precisa e usa o que lhe é útil em infinitas reações
químicas.
|
Senso
de Ordenação
|
Um
lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar.
|
São
vários sistemas, nos quais cada célula está em seu lugar.
|
Senso
de Limpeza
|
Limpar
e evitar sujar.
|
Não
viveríamos se não houvesse limpeza constante do organismo pelas fezes, urina,
respiração, anticorpos etc.
|
Senso
de Saúde
|
Padronizar
as práticas saudáveis.
|
O
que cada célula deve fazer para a saúde do organismo está "escrito"
no DNA.
|
Senso
de Autodisciplina
|
Assumir
a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.
|
Não
precisamos chamar a atenção da célula para fazer o que lhe compete. Ela faz o
que tem de ser feito.
|

terça-feira, 26 de agosto de 2014
Aprendizagem Significativa para a Vida...
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)










































